Inovação e sustentabilidade caminham lado a lado

Atualmente, inovação e sustentabilidade já se apresentam como temas importantes que precisam estar nas pautas das reuniões, nas mesas dos gestores e repercutindo no mercado empresarial. Dados demonstram que a dedicação a essas questões já produz resultados consideráveis.

O recente estudo Climate Tech, feito pela Capgemini, aponta que a margem de lucro das empresas que foram classificadas como sustentáveis foi 9% acima da média pesquisada. Por outro lado, o Brasil passou a ocupar, este ano, a 49ª posição no Índice Global de Inovação (IGI), ranking que avalia as economias mais inovadoras do mundo. Assim, podemos perceber que ambos os temas seguem evoluindo paralelamente.

Porque devemos apostar nesses pilares

As razões que elevam a inovação e a sustentabilidade a um novo patamar de importância são bem consideráveis. Além dos desafios ambientais que se mostram cada vez mais urgentes na visão dos brasileiros (segundo a plataforma global de mídia Teads), a alta competitividade vem exigindo um diferencial das organizações e a postura dos consumidores expõe uma preocupação maior com gestos de impacto social.

Uma pesquisa encomendada pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) mostra que nove em cada dez brasileiros priorizam produtos e serviços de empresas que investem em práticas sustentáveis. Diante da visão exigente do seu público, ter uma imagem inovadora e sustentável se torna mais importante ainda. E para fazer isso da melhor forma possível, é preciso entender como esses dois pilares se relacionam. Então, acompanhe esse texto que nós vamos ajudar você.

Mas você já ouviu falar em inovação sustentável?

Quando falamos em inovação sustentável, tratamos do desenvolvimento de meios criativos para abordar um tripé importante que envolve sustentabilidade econômica, social e ambiental na hora de investir. A inovação sustentável também traduz a capacidade da sua empresa de colocar essas ideias em prática.

O objetivo desta iniciativa é promover impacto positivo no meio ambiente, demonstrando criatividade, responsabilidade com a natureza, com os colaboradores e com os seus clientes. Assim, a inovação sustentável proporciona um equilíbrio entre o impacto de suas ações e o legado que o nome da empresa vai carregar.

Como aliar os dois pilares

Individualmente, a inovação e a sustentabilidade já têm um forte apelo e relevância, além de promover impactos positivos fundamentais para o mundo em que vivemos. Contudo, ao unir os investimentos nos temas simultaneamente, isso elevará a dimensão dos seus resultados e demonstrará um compromisso e um respeito maior, por parte da sua empresa, com todo o entorno. Essa estratégia também amplia a visibilidade da companhia e abre novas oportunidades de negócios e parcerias.

O debate em torno da sustentabilidade empresarial e a adoção, cada vez maior, das ações de ESG (Ambiental, Social e Governança), já demonstram o quanto essas áreas estão conectadas. Com a ajuda da inovação, será possível aproximar as necessidades do público com uma solução original e de menor impacto socioambiental.

Pelo viés social, por exemplo, as ações devem auxiliar na diminuição da desigualdade para garantir uma melhor qualidade de vida, mas sem que a empresa precise comprometer o seu lucro – tendo chances até de aprimorá-lo. No âmbito ambiental, o objetivo é usufruir dos recursos naturais sem desperdícios ou agressões ao meio-ambiente. E do ponto de vista econômico, as práticas sustentáveis estão voltadas ao aprimoramento da gestão financeira e administrativa para evitar a má utilização de recursos.

O papel das inovações tecnológicas

Não se trata de uma regra rígida, mas boa parte das iniciativas inovadoras passam pelo desenvolvimento de novas tecnologias. Porém, o fortalecimento da inovação sempre irá passar pelo campo das ideias. Este é o ponto de partida para o desenvolvimento de estratégias modernas, ágeis e eficientes.

O setor jurídico já é um importante exemplo dessa transformação. Além de otimizar a realização de tarefas rotineiras, as soluções tecnológicas ajudam escritórios de advocacia e departamentos jurídicos a manterem uma produção digitalizada, com menor descarte de recursos e práticas mais eficientes e personalizadas. Essas medidas tornam o mercado mais acessível e diverso, tanto pelas características técnicas quanto pelas características pessoais.

Com isso, um novo perfil de público acaba sendo alcançado, entre clientes e colaboradores, o que ajuda a sua empresa a construir uma identidade mais moderna e plural. Esse também é um dos nossos compromissos. Como uma das principais lawtechs do seu segmento, a Ativa acredita que não há como ser inovadora sem ser sustentável. E ser sustentável é uma excelente oportunidade para inovar.