Departamentos jurídicos: tendências da tecnologia e como investir nelas

Os departamentos jurídicos, que sempre foram vistos como áreas resistentes a mudanças tecnológicas e de automação de processos, vêm, cada dia mais, inserindo a tecnologia em suas rotinas, especialmente desde o início da pandemia.

Para alcançar vantagens competitivas, acompanhar as tendências do mundo da tecnologia jurídica é essencial. O desafio atual é decidir sobre quais tecnologias adotar para garantir bons resultados e melhorar a produtividade e eficiência dos departamentos jurídicos.

Visando auxiliar os gestores jurídicos a planejar os investimentos em tecnologia, a empresa de consultoria americana Gartner Group desenvolveu uma pesquisa analisando o impacto da inovação tecnológica na produtividade e eficiência dos departamentos jurídicos, identificando algumas previsões, dentre as quais destacamos:

 

#1: Até 2024, os departamentos jurídicos substituirão 20% dos advogados generalistas por colaboradores não advogados

Para aumentar a eficiência, os departamentos jurídicos devem se apoiar não somente no uso de novas tecnologias, mas também utilizar o tempo e expertise dos profissionais da melhor forma. 

A implementação destas ferramentas tecnológicas, como de digitalização e analytics, requer profissionais com diferentes habilidades, sendo, muitas vezes, dispensável um conhecimento jurídico técnico.

Nesse cenário, 58% dos entrevistados pela Gartner afirmam que implementaram a área de Legal Operations em 2020. Essa área fica responsável pelas atividades dos departamentos jurídicos que não envolvam conhecimento técnico, otimizando as entregas de toda a equipe.

 

#2: Até 2025, os departamentos jurídicos triplicarão o investimento em tecnologia

Estima-se que, até 2025, 12% do orçamento total dos departamentos jurídicos seja investido em tecnologia. Esse investimento, contudo, deve focar em tecnologias jurídicas que estejam alinhadas com os objetivos do negócio.

pastedGraphic.png

Mas como conseguir um bom retorno dos investimentos em tecnologia?

A falta de planejamento dos investimentos em tecnologia gera um desperdício de dinheiro em sistemas inadequados e mal adotados. Para ter um bom retorno, os departamentos jurídicos devem investir em tecnologias compatíveis com a maturidade dos seus processos, e que gerem resultados reais e estimáveis.

A inteligência jurídica desenvolvida pela ATIVA é um bom exemplo de investimento que gera retorno, pois tem por objetivo ajudar seus clientes a gerar caixa através da recuperação, substituição e conciliação de depósitos judiciais, além de identificar créditos oriundos de pagamentos de alvarás.

A ATIVA é hoje líder de mercado em seu segmento, sendo utilizada por departamentos jurídicos de mais de 200 empresas brasileiras e estrangeiras de grande porte.

 

Unindo a mais alta tecnologia com conhecimento jurídico avançado e foco estritamente financeiro, a ATIVA é a tecnologia jurídica que não pode faltar na sua empresa. Quer saber mais? Entre em contato com nossa equipe!