Conheça 5 tecnologias emergentes que vão impactar o futuro

A presença de tecnologias revolucionárias já é uma realidade bastante reconhecida. E justamente por conta disso, é difícil acreditar que o uso dessas soluções no nosso dia a dia ainda esteja apenas no começo. Tratam-se de tecnologias emergentes: inovações que estão em pleno desenvolvimento, já são utilizadas em alguns setores, mas ainda não alcançaram a maioria dos usuários.

Ainda assim, o potencial das tecnologias não pode ser subestimado. Um bom exemplo está no mercado jurídico. Um relatório da LawtechUK, iniciativa do governo britânico, estimou que uma maior utilização da tecnologia digital pelos prestadores de serviços jurídicos pode trazer ganhos globais de produtividade no valor de até 1,7 milhões de libras anuais.

Para ajudar você a entender mais e ficar atento ao que o futuro reserva, vamos trazer aqui as cinco tecnologias emergentes que transformarão o mercado em um horizonte próximo.

Inteligência Artificial Generativa

Umas das tecnologias mais comentadas do momento, a Inteligência Artificial Generativa reproduz habilidades humanas através do uso de um conjunto de algoritmos. Tendo o ChatGPT como um dos exemplos mais famosos, esse tipo de solução contribui com diversas tarefas rotineiras, como análise de dados, realização de processos repetitivos e reconhecimento de padrões.

Segundo dados da pesquisa AI Readiness Index (Índice de Prontidão para a IA) coletados a partir das respostas de mais de oito mil líderes empresariais de organizações com mais de 500 funcionários em diferentes mercados, nove em cada dez respondentes indicaram haver urgência na adoção de IA em suas empresas. Porém, apenas 14% estão preparados para fazer essa transição.

Envolvida em diversas discussões a respeito da regulamentação de seu uso, a Inteligência Artificial Generativa tem capacidade de ampliar a eficiência dos trabalhos e viabilizar soluções personalizadas. Assim, ela ainda pode ampliar bastante a sua presença nas organizações.

IoT: Internet das Coisas

Smartphones, notebooks, computadores e tablets são os principais dispositivos de conexão e acesso à internet. Porém, hoje em dia, isso também pode ser feito por televisores e relógios, por exemplo. Mas, já imaginou conectar a sua geladeira à internet? Essa possibilidade não está muito distante.

Como uma tecnologia emergente, a internet das coisas tende a tornar mais máquinas inteligentes aumentando as suas funcionalidades através da sua conexão com a internet. Com a técnica de machine learning, uso de sensores e acesso à nuvem, a máquina poderá compreender e analisar padrões para realizar tarefas sem a necessidade de interferência humana.

A tendência é que essa tecnologia possa, inclusive, revolucionar a nossa relação com os nossos dispositivos.

5G

Para que os dispositivos inteligentes possam se desenvolver e alcançar eficiência plena, é importante que haja uma conexão potente e de alta velocidade. E o 5G tem potencial para aguentar a demanda cada vez mais elevada de equipamentos conectados à web.

A internet da quinta geração ou internet 5G já é uma realidade em vários países. No Brasil, entretanto, ela ainda está em estágio inicial. A previsão é que até 2025 esse volume chegue a casa dos 27 bilhões de dispositivos navegando na internet e conversando com o mundo, segundo dados da ISG Provider Lens Internet das Coisas, pesquisa desenvolvida pela TGT Consult e a Associação Brasileira de Internet das Coisas (ABINC). Por isso, a expectativa para a ampla implantação desta tecnologia é grande.

Automação de processos robóticos

Imaginar uma parceria entre homem e máquina não é coisa nova. E nós estamos cada vez mais próximos de uma realidade onde iremos conviver com uma Rose (doméstica robô do desenho animado “Os Jetsons”). O que nos faz lembrar dos aspiradores de pó autônomos que já são realidade na casa de muita gente.

Assim como um aspirador de pó independente, que consegue perceber quando há um obstáculo no seu caminho, não param de surgir robôs com a habilidade de notar e reconhecer o ambiente em que estão inseridos.

Eles também já estão presentes em algumas salas cirúrgicas, auxiliando os profissionais em suas atividades. O que representa o esperado cenário de colaboração em lugar de uma substituição. Não corremos o risco de perder nosso espaço, apenas transformá-lo.

Bio Revolution

Essa tecnologia emergente nos leva para outros campos, como o do agronegócio. A Bio Revolution alia a tecnologia e a biologia envolvendo, além do agro, a área da saúde e até da produção energética.

Em outras palavras, essa tecnologia já está presente em vários setores econômicos com importante possibilidade de expansão, afinal são ramos de grande relevância para a economia do país. O agronegócio, por exemplo, em 2022, já representava um quarto do PIB brasileiro. Para que esse e outros setores consigam manter sua importância e solidez, soluções tecnológicas como a Bio Revolution devem ser ainda mais fundamentais.

É preciso acompanhar com atenção o desenvolvimento das tecnologias nos próximos anos e entender o quanto ela pode impulsionar o seu negócio. Muitas já estão transformando o Direito, tanto nos escritórios como nos departamentos jurídicos. E a Ativa tem contribuído muito para isso.

Venha conhecer nosso trabalho e descobrir como ser beneficiado por uma das tendências que devem se consolidar em um futuro não muito distante.