Como o mindset no Direito se transformou

Não é de hoje que os escritórios de advocacia e os departamentos jurídicos passaram da posição de obstáculo na realização de projetos para a posição de parceiros de negócios e entusiastas da inovação. E a transformação não foi em vão, era preciso garantir novas formas de conquistar a satisfação do cliente.

Essa mudança paulatina na atuação do profissional do Direito viabilizou um aumento no seu campo de atuação, o aproximou de outros setores da economia e de especialistas de outros nichos. Diante dessa situação, advogados e advogadas não poderiam continuar praticando direito da mesma forma, se comunicando como antes e se apegando apenas às tecnicidades típicas de sua profissão.

Por isso, é seguro dizer que essa transformação na prática do Direito envolve fatores importantes como o uso da tecnologia, a adoção de uma linguagem mais acessível e de um perfil profissional multidisciplinar. Aqui, vamos entender melhor, juntos, como cada um desses fatores contribuíram para essa mudança na advocacia.

Perfil multidisciplinar

Hoje em dia, ter uma grande capacidade de interação entre as mais diversas áreas do conhecimento é um diferencial importante dentro do departamento jurídico das empresas. Já em 2022, a publicação Análise Executivos Jurídicos e Financeiros perguntou a esses profissionais quais são as habilidades mais importantes para o desempenho de suas funções. Oito em cada dez executivos jurídicos responderam: “ter perfil generalista”.

Essa característica é o que oferece aos advogados e advogadas a chamada visão 360º. Com um perfil generalista e conhecimento multidisciplinar, é possível enxergar além das questões legais e conhecer melhor o core business de seu cliente para oferecer a ele as alternativas mais adequadas.

Em empresas pequenas, que estão em crescimento ou startups, onde pode haver frequentes sobreposições de responsabilidades, um perfil com esse é fundamental, uma vez que sua capacidade de se adaptar e contribuir com diferentes áreas é essencial para se alcançar bons resultados.

Estamos falando de um ambiente novo que vem promovendo relevante impacto em todo mercado. E todos os profissionais precisam estar atentos às tendências e mudanças que ocorrem em suas áreas de atuação.

Advocacia acessível

Com certeza você já ouviu falar sobre o juridiquês. Porém, faz parte das mudanças de comportamento atuais do mercado jurídico ouvir falar cada vez menos desse modo de se comunicar muito comum no Direito mais tradicional. Não por acaso, além de se fazer entender melhor, para o bem de quem não é do ramo legal, a advocacia mais acessível e eficiente também promove meios de comunicação mais atraentes.

Segundo a 6ª edição do Censo Jurídico, quase 17% dos escritórios de advocacia já utilizam o Visual Law (uso de recursos visuais para facilitar a compreensão de documentos jurídicos). Embora não seja um grande percentual, é maior do que aqueles que desconhecem o termo. Mas, para além do Visual Law, a relação dos escritórios de advocacia e departamentos jurídicos com outros setores também trouxe à tona técnicas como o Legal Design e a utilização de linguagem simples e direta nos documentos.

Algumas dessas medidas já chegaram até ao judiciário, uma demonstração inequívoca do alcance dessa transformação.

Um direito cada vez mais tech

A 6ª edição do Censo Jurídico, realizada pela Projuris, apontou também que a maioria dos advogados corporativos já enxergavam temas envolvendo automação e tecnologia como os de maior destaque neste ano. 60% dos entrevistados, por exemplo, citaram o ChatGPT e automação; outros 28% apostaram a automação de tarefas entre os temas de destaque para 2023.

Isso para não falar em outros assuntos relacionados à inovação que também foram bastante lembrados na pesquisa. E em 2024 as expectativas não devem ser diferentes. A edição 2023/2024 do anuário Análise Advocacia acusa o Direito Digital como área promissora para o mercado. E essa especialidade já vem despontando a muitos anos sem perder a dianteira.

Ser cada vez mais tech, automatizar processos e acompanhar as discussões sobre as novas demandas envolvendo inteligência artificial e proteção de dados oferece uma série de vantagens aos especialistas do Direito. Sendo a principal delas se colocar no mercado como um profissional atualizado com elevado potencial de competitividade.

Obter esse conhecimento também é fundamental para compreender a importância das opções que estão disponíveis no mercado e quais benefícios elas podem oferecer para o seu negócio. Como uma parceira que oferece soluções tecnológicas altamente especializadas, unindo conhecimento jurídico avançado e impacto financeiro, compreendemos bem o efeito que as transformações atuais promovem na advocacia.

Se você está buscando uma oportunidade de otimizar as suas atividades e aprimorar as suas qualidades técnicas e pessoais para desenvolver novas estratégias, essa é a sua chance! E conte com a gente para o que for preciso.