A influência das lawtechs no perfil dos gestores jurídicos

Há algum tempo o mercado jurídico vem sofrendo mudanças provocadas pela transformação digital. Nesse processo, destaca-se o papel das lawtechs, startups que criam soluções inovadoras em forma de produtos ou serviços que garantem mais agilidade e eficiência nas rotinas dos departamentos jurídicos.

Uma pesquisa feita pela CMS Law em 2019 com gestores jurídicos de toda a América Latina, constatou que 70% desses profissionais já introduziram novas soluções tecnológicas no trabalho.

Ainda, um recente levantamento feito pela Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L) mostrou que 95% dos escritórios de advocacia estão abertos a inovações que solucionem seus problemas e 62% já procuram serviços customizados de tecnologia.

A transformação tecnológica, vem alterando e afetando profundamente a maneira como as empresas e seus participantes se relacionam com o direito.

Esse cenário colabora com o aumento do número de lawtechs oferecendo as mais diversas soluções, de gestão (administrativa, financeira e processual) a jurimetria (estatística aplicada ao Direito).

De acordo com a Associação Brasileira de Startups (ABStartups), o número de lawtechs dobrou em cinco anos, passando de 42 empresas em 2015 para 84 no fim de 2019:

Com o avanço da tecnologia, esse número só tende a crescer. A transformação digital é um caminho sem volta, cabendo às empresas e profissionais se adequarem para se manterem competitivos no mercado. Mas quais são as novas habilidades necessárias para ter sucesso nessa nova realidade?

Gestores jurídicos na era da transformação digital

Adaptar-se à era digital não é uma tarefa fácil. Os profissionais que se destacam no mercado estão atentos às mudanças e sabem que o conhecimento técnico (hard skill) é fundamental, porém não será suficiente. Além das habilidades técnicas que as novas tecnologias exigem, o que diferenciará o gestor jurídico ideal em um mundo automatizado, serão as soft skills, habilidades particulares que envolvem aptidões mentais, sociais e emocionais.

A pirâmide abaixo demonstra a percepção de valor que estes profissionais têm da sua contribuição para o negócio, a depender das atividades desenvolvidas:

Quanto mais estratégica e proativa é a entrega jurídica, maior é o valor percebido. E para se manterem no topo, é essencial que os gestores reconheçam o poder da otimização de processos por meio da tecnologia e adotem uma cultura data-driven, utilizando os dados coletados no ambiente jurídico, insights disponibilizados através de tecnologias inovadoras e suas capacidades analíticas pessoais para a tomada de decisões estratégicas e criação de oportunidades de negócio.

Além disso, com um melhor aproveitamento do tempo, proporcionado pelo auxílio da tecnologia, os gestores jurídicos têm mais liberdade para desenvolver suas soft skills, habilidades fundamentais para um líder facilitador, capaz de conectar pessoas e criar espaços para debates de qualidade, de onde saem soluções coletivas inovadoras.

Veja a seguir as principais habilidades para quem está na liderança da área jurídica:

  • Carisma;
  • Adaptabilidade e capacidade de promover mudanças, notadamente envolvendo a tecnologia e a forma como os serviços jurídicos são entregues;
  • Foco na criação de uma cultura organizacional ética;
  • Ser colaborativo e trabalhar esse aspecto no time;
  • Capacidade de criar conexões com pessoas, atuando com foco no cliente (interno ou externo);
  • Pensamento crítico;
  • Inteligência emocional.

Sugestão: leia a pesquisa completa realizada pela CMS Law com 75 heads jurídicos de toda a América Latina.

Inteligência jurídica como aliada dos gestores jurídicos

Os softwares de inteligência jurídica atualmente disponíveis no mercado oferecem soluções diversas, incluindo gestão processual, automatização de documentos, pesquisa jurisprudencial inteligente, plataformas de gestão de conflitos e ferramentas de análise de dados, revelando-se como grandes aliados dos gestores jurídicos que querem se manter no topo da pirâmide de valor profissional.

Porém, a maioria das soluções apresentam dados fragmentados e informações dispersas e os resultados dificilmente se integram de forma a apresentar uma visão clara, sistêmica e abrangente.

Em se tratando de soluções relacionadas às garantias judiciais, a inteligência jurídica trazida pela ATIVA fez com que a lawtech se tornasse líder de mercado em seu segmento, criando um ecossistema completo de soluções integradas que abrangem todos os aspectos das garantias judiciais, sendo escolhida pelos gestores jurídicos de mais de 200 empresas brasileiras e estrangeiras de grande porte.

Unindo a mais alta tecnologia com conhecimento jurídico avançado e foco estritamente financeiro, a ATIVA constrói bancos de dados de garantias extremamente precisos, mapeando cada etapa das necessidades dos clientes, integrando os dados de todos os participantes da cadeia de garantias, ajudando seus clientes a gerar caixa através da recuperação, substituição e conciliação de depósitos judiciais, além de mapear e fornecer dados essenciais ao controle e gestão da empresa.

 

A ATIVA é a inteligência jurídica que trabalha em parceria com advogados e gestores jurídicos do futuro. Quer saber mais? Entre em contato com nossa equipe!

__________________________________________________________________

Fontes:

https://administradores.com.br/artigos/impactos-da-transforma%C3%A7%C3%A3o-digital-no-mercado-jur%C3%ADdico

https://www.taxgroup.com.br/numero-de-lawtechs-dobra-em-cinco-anos/

https://valor.globo.com/legislacao/noticia/2020/01/24/numero-de-startups-para-atender-mercado-juridico-dobra-no-brasil.ghtml

https://cms.law/en/chl/publication/the-latin-american-general-counsel

https://blog.sajadv.com.br/lawtechs-mercado-juridico/

https://inteligencia.rockcontent.com/marvel-netflix-data-driven/#:~:text=Cultura%20data%20driven%20consiste%20basicamente%20em%20tomar%20decis%C3%B5es%20embasadas%20em%20dados.

https://blog.deeplegal.com.br/soft-skills/